Como lidar com as cólicas dos primeiros meses de vida do bebê?
As cólicas típicas dos primeiros meses de vida do bebê podem angustiar muito as mamães e papais, principalmente os de primeira viagem. Porém, o que muitos não sabem é que o incômodo e a inquietação do bebê são naturais e fazem parte da adaptação da criança no novo mundo fora da barriga. Para compreender melhor esse mal-estar conversamos com a Enfermeira especialista em Obstetrícia, Vanessa Moraes.
O que causa cólica e gases no bebê?
As cólicas ocorrem por uma imaturidade do sistema gastrointestinal do recém-nascido. O bebê não tem bactérias no intestino que ajudam na digestão. Essas bactérias são adquiridas durante o aleitamento materno e auxiliam no desenvolvimento e maturação do intestino. Os bebês que se alimentam de leite artificial tendem a apresentar mais cólicas, pois esse tipo de alimento demora mais para fazer digestão e podem ocasionar constipações e cólicas no recém-nascido.
Quais sinais o bebê apresenta quando está com cólicas ou gases?
O bebê geralmente apresenta sinais de incômodo, contrai as perninhas em direção ao abdome, solta gases, se expressa através do choro intenso mesmo estando alimentado, de fralda trocada e sem sofrer interferências do ambiente externo como frio ou calor.
A dieta da mãe pode interferir nas cólicas do bebê?
Não existem estudos que comprovem que a dieta da mãe interfere ou possui relação direta com as cólicas e gases do bebê. Orientamos as mães a evitarem alguns tipos de alimentos como industrializados (compostos por corantes e conservantes), e substâncias que podem deixar o bebê mais alerta, são exemplos: chocolate, café, refrigerante e chás: verde, preto e mate.
O que fazer para aliviar as cólicas e gases do bebê?
Quando o bebê apresentar cólicas ou incômodo por gases, damos recomendações simples que todas as mães podem fazer em casa para proporcionar alívio da cólica e gases, como: compressas quentes, massagens na barriguinha, exercícios flexionando as perninhas contra o abdome e em movimentos “bicicleta”, contato pele a pele (o bebê de bruços sobre o peito do papai ou da mamãe) e banho de ofurô – banho de balde – que ajuda a melhorar as cólicas, relaxa e proporciona ao bebê melhor descanso a noite.
Amamentar o bebê de maneira errada, pode causar cólicas?
Alimentar o bebê de maneira inadequada faz com que ele engula muito ar durante a mamada. O excesso de ar pode sim, provocar o aumento das cólicas. Por isso é importante contar com ajuda. Ainda na maternidade é possível pedir a orientação de profissionais experientes como Enfermeiros Obstetras e Médicos Pediatras para que as mães se sintam seguras, amamentem corretamente e o bebê seja beneficiado com a pega adequada.
Medicamentos, são uma opção em caso de cólica ou gases?
Essa pergunta é importantíssima: medicamento somente com orientação médica! Se os pais perceberem que mesmo seguindo as recomendações o bebê precisa de ajuda, devem consultar o Pediatra para diagnóstico correto do problema, bem como prescrição adequada do remédio de acordo com a idade e peso da criança. Nunca consuma ou ofereça medicamentos sem prescrição médica, essa recomendação vale para todas as idades.
Fonte:
Vanessa B. de Moraes
Enfermeira Obstetra
Coren: 228002