Como montar um quarto de bebê funcional
Todos os momentos da gestação são maravilhosos: a descoberta, compartilhar a notícia com família e amigos, o primeiro ultrassom, as fotos da barriga em transformação! Porém, a chegada do bebê exige muitos preparativos, como por exemplo, o quarto. Pensando nisso, preparamos dicas preciosas para fazer do ambiente o mais funcional e seguro possível, afinal de contas não queremos nenhum imprevisto quando novo integrante da família chegar.
Vamos começar pelo planejamento:
- Ter as medidas do quarto vai ajudar muito, lembrando sempre de considerar os espaços proporcionais a profundidade dos móveis bem como para abertura de portas e janelas.
- Mudanças estruturais como: alvenaria, instalações elétricas, piso, gesso, papel de parede e pintura devem estar no topo da lista.
- Instalações como mosqueteiro, quadros, prateleiras, montagem dos móveis e cortinas podem ficar para o acabamento.
- Um bom momento para começar os preparativos do quartinho é entre a 20ª e 24ª semana da gravidez.
Lembre-se que o bebê que hoje está na sua barriga vai crescer rápido, portanto opte por uma decoração com peças leves que possam ser facilmente trocadas ou adequadas de acordo com o crescimento do pequeno.
Dicas preciosas:
- Aquela cômoda que geralmente ocupa um grande espaço, pode ser substituída por nichos devidamente fixos na parede, garantindo a melhor circulação do quarto e um espaço mais clean.
- As dimensões ideais para o trocador são 0,50×0,90, considere uma altura confortável 90cm.
- Para o berço, a qualidade é requisito principal! Opte pelos que tenham os espaços entre barras laterais com menos de 6cm.
- Prefira uma poltrona de amamentação aconchegante, a mamãe deve se sentir segura em sentar e levantar sozinha.
- Use o protetor para tomadas, evitando o contato de objetos ou dedos na rede elétrica.
- Encontre o melhor espaço para cada móvel estudando atentamente o novo cômodo: locais onde bate sol, correntes de ar, porta, varanda e janela devem ser observados.
Lembre-se, você pode contar com a ajuda de profissionais como arquiteto na hora de montar o quartinho ou ainda se divertir envolvendo o papai, avós e toda família que, com você, esperam o grande momento da chegada do bebê.
Escolha o estilo:
- Moderno, Vintage, Montessoriano, é comum que a família escolha um estilo acompanhado de um tema para a decoração do quarto.
- O estilo Moderno possui linhas simples, cores claras e ousadia nos objetos decorativos, utilização de materiais naturais e ecológicos, misturando texturas de maneira prática e bela.
- Já o Vintage, traz referências antigas, objetos que são da família, fotos e brinquedos, que dão um toque de nobreza na decoração através dos ricos detalhes e tecidos como linho.
- No conceito Montessori, criado por Maria Montessori (educadora e médica italiana) o ambiente é adaptado para visão do pequeno, estimulando a autonomia e a criatividade. Fazem parte da aplicação do método: colchão no chão, brinquedos a mão, nichos na altura do bebê e a utilização de cores vivas.
Tudo pronto? Aproveite as últimas semanas para lavar as roupinhas e guardá-las nas gavetas e guarda-roupas. Da 36ª semana até o nascimento, arrume o berço e os detalhes finais para deixar tudo lindo, lembre-se de registrar o momento da chegada com fotos e vídeos.