Dicas de segurança: Prepare a casa para receber o bebê.
Praticidade e conforto devem ser as palavras de ordem quando o assunto é um ambiente seguro. Com medidas simples, vamos te mostrar que é possível preparar todos os cômodos para receber o novo morador da casa. Importante lembrar que os ambientes passarão por diversas mudanças ao longo do crescimento do bebê e devem sempre estar adaptadas para estimular as capacidades cognitivas de suas fases com segurança:
De 0 a 03 meses
Ao longo dessa fase é normal que o bebê conheça os objetos através da boca, portanto prepare brinquedos adequados e devidamente higienizados que não ofereçam risco ao bebê.
De 04 a 05 meses
O chão deve ser um ambiente seguro para este momento. Em uma superfície macia com brinquedos ao redor, o bebê poderá se movimentar a vontade sob supervisão dos pais ou cuidadores, uma vez que o bebê pode rolar ou virar repentinamente.
De 06 a 07 meses
É hora de sentar. Uma ótima ideia é fornecer apoio ao bebê quando ele quiser levantar e se sentar, colocando almofadas nas costas e evitando quedas em superfícies muito duras.
A partir dos 8 meses
Cair e levantar vão ser divertido quando seu bebê começar a se arrastar, mostrando sinal do início da aprendizagem para andar. O cuidado maior nessa fase deve ser respeitar o ritmo do bebê, bem como prever apoios e ambientes no qual ele pode praticar livre de quinas e objetos perigosos.
Ufa, depois dessas dicas vamos ao preparo da casa:
01 – Quarto
No início, será o ambiente onde o bebê passará a maior parte do tempo. Assegure que o cômodo tenha:
- Roupas de cama (cobertores e lençóis) sempre presos nos pés da cama, o mesmo cuidado vale para cortinas, eliminando o risco de asfixia.
- O berço, e futuramente a cama, deve possuir proteção (a famosa grade lateral).
- Móveis e carrinhos, caso tenham rodinha, devem ser mantidos sempre no quarto na posição travada, para evitar acidentes.
- Evite utilizar no quarto do bebê a mesma tomada para mais de um utensílio eletrônico.
02 – Sala
- Deixe o espaço livre para circulação, evitando quedas: mesa de centro, sofá e objetos de decoração e até brinquedos, devem ser retirados do caminho.
- Plantas ornamentais devem ser suspensas para evitar que acidentalmente o bebê leve a boca.
- Grades na escada e área externa também são uma boa pedida.
- Tomadas devem ser tampadas e fios devidamente organizados.
03 – Banheiro
- Mantenha o piso seco, com opção de tapetes antiderrapantes para áreas molhadas.
- Mantenha a tampa do sanitário fechada.
- Mantenha a porta fechada.
- Os banhos e troca de fraldas do bebê não precisam ser feitos no banheiro.
- Prepare tudo previamente. Se não se sentir segura, faça tudo em outro cômodo.
04 – Cozinha
- Um dos cômodos mais perigosos da casa: fogão, objetos pontiagudos, forno e panelas quentes. Separe uma área fixa delimitada para que a criança sempre esteja distante de objetos perigosos.
Nunca deixe a criança fora do alcance da sua visão. Defina horários de descanso com a ajuda do papai, vovó, titio e cuidadora.