Mitos e verdades da amamentação
Crenças populares e receitas infalíveis de família são mitos ou verdades da amamentação? Para esclarecer as 5 dúvidas mais comuns sobre como amamentar de maneira correta pedimos a ajuda da Dra. Mônica Fontes que dá dicas preciosas para papais e mamães em seu canal Pediatria Bem-Humorada no Youtube. Venha conferir.
01 Ao preparar os seios para amamentação recomenda-se o uso da bucha vegetal?
Mito. Esfregar os seios só irá machucá-los, além dessa prática ser muito dolorida para mãe. Os mamilos e auréolas devem estar íntegros para a amamentação e a melhor maneira de prepará-los é lavar com água somente, evitando passar sabão que remove a proteção natural. Expor seios e mamilos ao sol é uma ótima preparação para gerar elasticidade.
02 Devo esperar o bebê abrir a boca para facilitar a pega?
Verdade. O bebê possui reflexos de busca, ao sentir o mamilo no lábio superior a criança tende a abocanhar. Para auxiliar o bebê, com as mãos devidamente higienizadas, você pode tirar algumas gotinhas do leite e passar no mamilo e auréola, sempre segurando a mama em forma de “C”, ou seja, polegar acima da auréola e os demais dedos abaixo, nunca em formato de tesoura com o dedo indicador acima da auréola.
03 Barulho e covinha são normais na amamentação
Mito. Quando o encaixe entre os lábios e mamilo estão corretos, evitando que o bebê engula ar, os músculos da face estão trabalhando e extraindo o leite regularmente e esse movimento não gera incômodo nem para o bebê nem para mãe. Se durante a sucção houver barulhos ou covinhas deve-se soltar vagarosamente a pega e iniciar o processo novamente.
04 A amamentação fortalece o vínculo entre mãe e bebê?
Verdade. O contato com o mundo fora da barriga é novo para o bebê, por isso é extremamente importante que mãe e bebê sintam o afeto no olhar, no gesto, e principalmente, que o momento da nutrição do bebê seja realizado com calma, serenidade e claro, muito amor.
05 É normal mamilo e auréola apresentarem fissuras?
Mito. Fissuras, mamilos doloridos ou sangrando não devem ser considerados normais, a principal causa é justamente a pega inadequada na hora da amamentação. Neste caso, se você está sentindo dor ao amamentar ou os mamilos estão machucados consulte seu médico e peça orientações para realizar a pega adequada.
Lembrando as recomendações do Caderno de Atenção Básica, fornecido pelo Ministério da Saúde, “Saúde da Criança – Aleitamento Materno e Alimentação Complementar” – II Edição:
“A OMS, endossada pelo Ministério da Saúde do Brasil, recomenda aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros seis meses. Não há vantagens em se iniciar os alimentos complementares antes dos seis meses, podendo, inclusive, haver prejuízos à saúde da criança, pois a introdução precoce de outros alimentos está associada a:
- Maior número de episódios de diarreia;
- Maior número de hospitalizações por doença respiratória;
- Risco de desnutrição se os alimentos introduzidos forem nutricionalmente inferiores ao leite materno, como, por exemplo, quando os alimentos são muito diluídos;
- Menor absorção de nutrientes importantes do leite materno, como o ferro e o zinco;
- Menor eficácia da amamentação como método anticoncepcional;
- Menor duração do aleitamento materno.”
Conteúdo na íntegra da OMS disponível em: goo.gl/Q4S7Jc